O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou neste domingo (16) que a bancada do PSD na Câmara dos Deputados apoiará o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Segundo ele, o alinhamento ocorreu após uma conversa com Gilberto Kassab, presidente nacional do partido e atual secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo.
"Eu, inclusive, há poucos dias, tinha um velho problema e resolvi com o Kassab, em São Paulo. Ele está ao nosso lado, com sua bancada, para aprovar a anistia em Brasília", afirmou Bolsonaro.
A bancada do PSD na Câmara conta com 44 parlamentares. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou que pedirá urgência na votação do projeto. De acordo com ele, além dos 92 deputados do PL, outros partidos também apoiarão a medida.
Os envolvidos nos atos do 8 de janeiro foram condenados por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
Procurado, Kassab não se manifestou sobre o suposto acordo. Enquanto isso, movimentos favoráveis e contrários à anistia continuam se mobilizando em diversas cidades, incluindo Curitiba, onde houve manifestação neste domingo.
Comentários: