A Justiça Eleitoral recentemente deferiu as candidaturas a prefeito para as eleições de 2024 em Piên e Agudos do Sul. Em Piên, Maicon Tiguera, atual prefeito e candidato à reeleição, além dos ex-prefeitos Gilberto Dranka e João Padeiro, tiveram suas candidaturas aprovadas. Em Agudos do Sul, todos os candidatos a prefeito – Genezio Ferreira, Diego Teixeira e Jair Batista – também tiveram suas candidaturas deferidas.
Expectativas em Piên
Em Piên, a candidatura do ex-prefeito Gilberto Dranka gerou grande expectativa. Havia rumores na cidade de que seus votos poderiam não ser computados devido a possíveis pendências. No entanto, com a decisão da Justiça Eleitoral, Dranka está formalmente apto a concorrer ao cargo de prefeito. A situação dos candidatos a vice-prefeito também está regular, com todas as candidaturas deferidas.
Polêmica em Agudos do Sul
A situação de Agudos do Sul é marcada por um ponto de atenção: a candidatura do ex-prefeito Jesse Zoellner ainda está pendente de julgamento. Zoellner teve seu mandato e direitos políticos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) em julho deste ano, devido a compra ilícita de votos via PIX na eleição suplementar de 2022. Apesar dessa cassação, Zoellner se inscreveu para concorrer como vice-prefeito na chapa de Genezio Ferreira, atual prefeito interino.
Candidaturas a Vereador
Quanto às candidaturas para vereador em Piên e Agudos do Sul, três foram indeferidas em Piên e duas em Agudos do Sul. Para acompanhar a situação das candidaturas, os interessados podem consultar o sistema Divulgacand, disponível no portal da Justiça Eleitoral.
As eleições de 2024 prometem ser um cenário de grandes disputas e movimentações políticas em ambas as cidades. As decisões da Justiça Eleitoral e as pendências jurídicas continuarão a influenciar o desenrolar da corrida eleitoral.
Comentários: