Este domingo, 15 de junho, começou sob alerta de tempestades para o Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo potencial — o chamado alerta amarelo — para chuva intensa e ventos fortes em todo o estado. A Defesa Civil do Paraná também enviou alerta por SMS às 7h06, válido por seis horas, especialmente para Curitiba e Região Metropolitana.
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a frente fria avançou pelo território paranaense durante a madrugada, provocando chuva expressiva principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste. Em Santa Helena, foram registrados 75,2 mm de precipitação, enquanto Francisco Beltrão acumulou 73,4 mm.
Em Curitiba, o domingo amanheceu com 12,5°C e previsão de chuva fraca pela manhã, com acumulado de cerca de 4 mm. A máxima prevista na capital é de 17°C, e os ventos podem alcançar os 60 km/h, aumentando a sensação de frio.
As rajadas de vento mais intensas até o meio da manhã foram registradas em Santa Maria do Oeste (69,1 km/h às 2h45), Cianorte (60,8 km/h à 1h30) e Loanda (58,6 km/h à 1h). Os dados são das estações meteorológicas do Simepar e do Inmet.
Veja os municípios com os maiores acumulados de chuva entre a noite de sábado e o início da manhã de domingo:
-
Santa Helena: 74,2 mm (10 mm em 15 minutos)
-
Foz do Iguaçu: 70,8 mm
-
Capitão Leônidas Marques: 67,2 mm
-
São Miguel do Iguaçu: 65,8 mm (14,2 mm em 15 minutos)
-
Francisco Beltrão: 64,6 mm
-
Cruzeiro do Iguaçu: 58 mm
-
Capanema e Itapejara D’Oeste: 57,2 mm
-
Porto Capanema: 50,2 mm
-
São Jorge D’Oeste: 49,6 mm
As instabilidades devem seguir se deslocando pelo estado ao longo do domingo, rumo ao Sudeste do país. O Climatempo indica que o tempo poderá melhorar em algumas regiões na parte da tarde, mas sem firmar completamente. O ingresso de uma massa de ar mais frio já provoca queda nas temperaturas, com tendência de mínimas ocorrendo à noite.
A semana começa com tempo seco e muito frio no Sul do Paraná. Na segunda-feira (16), municípios próximos à divisa com Santa Catarina podem registrar mínimas em torno de 2 °C, como é o caso de General Carneiro, que deve amanhecer com 3°C.
Apesar disso, a tendência é de que o calor e a umidade retornem ao longo do dia, principalmente no interior do estado, onde não se descartam pancadas de chuva isoladas.
Comentários: