Portal Metropolitano - Você viu Aqui!

Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Mais de 9 mil eleitores da região podem ter o título cancelado se não regularizarem situação até 19 de maio

Destaques
45 Acessos

Mais de 9 mil eleitores da região podem ter o título cancelado se não regularizarem situação até 19 de maio

Prazo final é 19 de maio; título pode ser cancelado e eleitor impedido de acessar serviços como posse em concurso público, emissão de passaporte e matrícula em instituições de ensino.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Justiça Eleitoral está convocando os eleitores que se encontram em situação irregular a regularizarem seus títulos até o dia 19 de maio. Na região, mais de 9,3 mil pessoas correm o risco de ter o documento cancelado por não comparecerem às três últimas eleições, sem justificativa nem pagamento da multa. Esse número representa cerca de 2,6% do total de eleitores faltosos do Paraná, que somam 356.605.

O município com maior número de ausentes é Fazenda Rio Grande, com aproximadamente 5,3 mil eleitores irregulares. Vale lembrar que cada turno é considerado uma eleição distinta, incluindo também pleitos suplementares.

Os eleitores que não regularizarem a situação podem ter o título cancelado, o que traz uma série de implicações. Entre as consequências estão a impossibilidade de tomar posse em cargo público, receber salários ou benefícios de órgãos estatais, participar de concursos públicos, tirar passaporte ou carteira de identidade, além de dificuldades para renovar matrícula em instituições de ensino e obter quitação com o serviço militar ou imposto de renda.

Publicidade

Leia Também:

Para consultar a situação eleitoral, basta acessar os sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o dia 19 de maio. Também é possível buscar atendimento presencial em um cartório eleitoral, durante o horário de expediente.

Como regularizar o título

Para regularizar o título, o eleitor precisa apresentar:

  • Documento oficial com foto

  • Título eleitoral ou e-Título

  • Comprovantes de votação ou justificativa

  • Comprovante de dispensa de recolhimento (caso tenha)

  • Ou, na ausência da dispensa, os comprovantes de pagamento da multa

As multas são calculadas por turno ausente e podem ser quitadas via Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou diretamente no cartório eleitoral.

A regularização é fundamental para garantir o pleno exercício da cidadania e evitar restrições legais e administrativas. Portanto, quem estiver em dívida com a Justiça Eleitoral deve procurar resolver a pendência o quanto antes.

 

 

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto TSE
Comentários:
PORTAL METROPOLITANO

Publicado por:

PORTAL METROPOLITANO

O Portal Metropolitano, antes Agudos em Foco, é a voz da região metropolitana de Curitiba. Focado em notícias locais, abrange eventos, utilidade pública, polícia, trânsito e humor, oferecendo uma visão abrangente da vida na área.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )