Portal Metropolitano - Você viu Aqui!

Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Professora da UFPR está entre vítimas de avião que caiu em Vinhedo, diz instituição

Destaques
169 Acessos

Professora da UFPR está entre vítimas de avião que caiu em Vinhedo, diz instituição

Aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, tinha como destino Guarulhos, em São Paulo, mas caiu em Vinhedo. Segundo companhia aérea, estavam a bordo 57 passageiros e 4 tripulantes. Ninguém sobreviveu.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na tarde de sexta-feira, 9 de agosto, um trágico acidente aéreo ocorreu com um avião da Voepass Linhas Aéreas, que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, São Paulo. A aeronave, um turboélice ATR-72, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, São Paulo, resultando na morte de todos os 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

 

Entre as vítimas estava Silvia Cristina Osaki, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2009. Silvia lecionava disciplinas como Zoonoses e Epidemiologia Veterinária e havia coordenado o Programa de Pós-graduação em Ciência Animal e o curso de Medicina Veterinária no setor Palotina da UFPR. Ela também tinha uma atuação destacada na Prefeitura de Palotina, participando de conselhos e comitês relacionados à saúde e segurança alimentar.

Publicidade

Leia Também:

 

A UFPR expressou seu pesar pela perda de Silvia e ofereceu solidariedade aos seus familiares e amigos. A Voepass Linhas Aéreas disponibilizou um telefone para informações e suporte às famílias das vítimas e afirmou estar colaborando com as autoridades para investigar as causas do acidente. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Polícia Federal também iniciaram investigações para apurar as circunstâncias da queda.

 

Aeronave não reportou emergência

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou que o voo "ocorreu dentro da normalidade até as 13h20".

No entanto, partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, e também não declarou emergência, nem reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato com a aeronave ocorreu às 13h22.

"Não houve, por parte da aeronave, comunicação com os órgãos de controle de que haveria uma emergência", pontuou o brigadeiro Marcelo Moreno.

O DECEA informou também que o Salvaero, que coordena as operações de salvamento, foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio.

 

Quem eram as vítimas?

A Voepass divulgou a lista com os nomes de todos os passageiros que estavam a bodro do voo 2283.

Pelo menos duas das vítimas eram médicos do hospital Uopeccan, em Cascavel, que estavam indo para um congresso em São Paulo.

O hospital confirmou as mortes mas ainda não divulgou o nome das vítimas.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma nota se solidarizando com todas as famílias, e, em especial, aos parentes e amigos dos médicos que estavam a bordo.

 

 

 

Comentários:
CLODOALDO ARAÚJO

Publicado por:

CLODOALDO ARAÚJO

Estudante de Bacharelado em Jornalismo Multicomunicações.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )