O setor de turismo na Grande Curitiba registrou uma queda de preços em fevereiro, apresentando uma deflação de 2,32% em produtos e serviços turísticos, segundo o Boletim da Cesta de Consumo do Turismo, elaborado pela Fecomércio PR com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.
Esse recuo contrasta com a inflação geral da região, que subiu 1,55% no mesmo período. No acumulado do ano, os preços do setor turístico diminuíram 0,70%, tornando as atividades mais acessíveis para consumidores e visitantes no período pré-Carnaval.
A maior redução foi observada nas passagens aéreas, que caíram 22,20%. Ingressos para cinema, teatro e concertos também ficaram mais baratos, com uma redução de 9,12%, seguidos pelos serviços de hospedagem, que tiveram queda de 2,89%.
Por outro lado, alguns segmentos registraram aumento nos preços. O sorvete teve alta de 4,85%, enquanto os lanches subiram 1,98%.
A tendência de queda nos preços do turismo também foi observada em nível nacional, com deflação de 1,48% em fevereiro e recuo de 0,17% no acumulado do bimestre. O economista Lucas Dezordi, assessor econômico da Fecomércio PR, destaca que essa redução pode beneficiar o setor nos próximos meses.
“A queda nos preços do turismo em Curitiba segue a tendência nacional e pode impulsionar o setor, tornando as atividades turísticas mais acessíveis. Com custos mais baixos, especialmente em passagens aéreas e hospedagem, a demanda tende a aumentar, o que favorece a economia local”, explica Dezordi.
Com essa redução de preços, Curitiba e região podem se tornar ainda mais atrativas para turistas nos próximos meses, estimulando o setor e fortalecendo a movimentação econômica na capital paranaense.
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