O Paraná recebeu, nesta sexta-feira (17), 424 ampolas de etanol farmacêutico adquiridas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O medicamento, utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol, está armazenado no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e será enviado, na próxima semana, para as quatro Macrorregionais de Saúde e Curitiba, junto com outras 180 ampolas recebidas do Ministério da Saúde.
A Sesa também já descentralizou as 84 doses de fomepizol recebidas do Ministério da Saúde no último dia 10, enviadas para todas as regionais e para a capital. Até o momento, quatro pacientes no Estado já receberam o antídoto.
“Recebemos as 424 ampolas do etanol farmacêutico que se juntam às 84 ampolas de fomepizol vindas do Ministério da Saúde. Continuamos atentos, temos polos de referência que vão receber o etanol além de Curitiba, onde há o maior número de casos confirmados até agora”, destacou o secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves.
O secretário reforçou o alerta à população para evitar o consumo de bebidas destiladas fracionadas e reforçou que o cuidado é essencial neste momento.
Situação atual no Paraná
O novo boletim divulgado pela Sesa nesta sexta-feira (17) aponta 18 notificações de possíveis casos de intoxicação por metanol no Estado:
-
4 casos confirmados em Curitiba;
-
12 descartados;
-
2 em investigação — um óbito em Foz do Iguaçu (homem de 59 anos) e um paciente internado em Piraquara (homem de 21 anos), em estado estável.
Sintomas e orientações
Os sintomas da intoxicação por metanol podem surgir entre 6h e 72h após a ingestão e se assemelham aos de uma ressaca. Entre os sinais de alerta estão dor de cabeça, visão turva, confusão mental, náuseas e dor abdominal.
Em casos graves, podem ocorrer cegueira súbita, dificuldade para respirar, convulsões e coma.
A Sesa orienta que qualquer pessoa com sintomas procure atendimento médico imediato e que os casos suspeitos sejam comunicados à Rede CIATox do Paraná, pelos números:
📞 CIATox Curitiba: 0800 041 0148
📞 CIATox Londrina: (43) 3371-2244
📞 CIATox Maringá: (44) 3011-9127
📞 CIATox Cascavel: (45) 3321-5261
Prevenção
-
Compre bebidas apenas de locais confiáveis;
-
Desconfie de preços muito baixos;
-
Verifique lacres, rótulos e selos oficiais;
-
Estabelecimentos devem exigir nota fiscal dos fornecedores.
A Sesa reforça que a prevenção é a principal forma de evitar intoxicações, e que qualquer suspeita deve ser imediatamente comunicada aos serviços de saúde.
Comentários: