Portal Metropolitano - Você viu Aqui!

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
JORNAL METROPOLITANO
JORNAL METROPOLITANO

Notícias Saúde

Paraná recebe 424 ampolas de etanol farmacêutico para casos de intoxicação por metanol

Paraná recebe 424 ampolas de etanol farmacêutico para casos de intoxicação por metanol

Paraná recebe 424 ampolas de etanol farmacêutico para casos de intoxicação por metanol
Foto: Sesa
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Paraná recebeu, nesta sexta-feira (17), 424 ampolas de etanol farmacêutico adquiridas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O medicamento, utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol, está armazenado no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e será enviado, na próxima semana, para as quatro Macrorregionais de Saúde e Curitiba, junto com outras 180 ampolas recebidas do Ministério da Saúde.

A Sesa também já descentralizou as 84 doses de fomepizol recebidas do Ministério da Saúde no último dia 10, enviadas para todas as regionais e para a capital. Até o momento, quatro pacientes no Estado já receberam o antídoto.

“Recebemos as 424 ampolas do etanol farmacêutico que se juntam às 84 ampolas de fomepizol vindas do Ministério da Saúde. Continuamos atentos, temos polos de referência que vão receber o etanol além de Curitiba, onde há o maior número de casos confirmados até agora”, destacou o secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves.

Leia Também:

O secretário reforçou o alerta à população para evitar o consumo de bebidas destiladas fracionadas e reforçou que o cuidado é essencial neste momento.

Situação atual no Paraná

O novo boletim divulgado pela Sesa nesta sexta-feira (17) aponta 18 notificações de possíveis casos de intoxicação por metanol no Estado:

  • 4 casos confirmados em Curitiba;

  • 12 descartados;

  • 2 em investigação — um óbito em Foz do Iguaçu (homem de 59 anos) e um paciente internado em Piraquara (homem de 21 anos), em estado estável.

Sintomas e orientações

Os sintomas da intoxicação por metanol podem surgir entre 6h e 72h após a ingestão e se assemelham aos de uma ressaca. Entre os sinais de alerta estão dor de cabeça, visão turva, confusão mental, náuseas e dor abdominal.

Em casos graves, podem ocorrer cegueira súbita, dificuldade para respirar, convulsões e coma.

A Sesa orienta que qualquer pessoa com sintomas procure atendimento médico imediato e que os casos suspeitos sejam comunicados à Rede CIATox do Paraná, pelos números:

📞 CIATox Curitiba: 0800 041 0148
📞 CIATox Londrina: (43) 3371-2244
📞 CIATox Maringá: (44) 3011-9127
📞 CIATox Cascavel: (45) 3321-5261

Prevenção

  • Compre bebidas apenas de locais confiáveis;

  • Desconfie de preços muito baixos;

  • Verifique lacres, rótulos e selos oficiais;

  • Estabelecimentos devem exigir nota fiscal dos fornecedores.

A Sesa reforça que a prevenção é a principal forma de evitar intoxicações, e que qualquer suspeita deve ser imediatamente comunicada aos serviços de saúde.

 

 

Comentários:
REDAÇÃO PORTAL METROPOLITANO

Publicado por:

REDAÇÃO PORTAL METROPOLITANO

O Portal Metropolitano, antes Agudos em Foco, é a voz da região metropolitana de Curitiba. Focado em notícias locais, abrange eventos, utilidade pública, polícia, trânsito e humor, oferecendo uma visão abrangente da vida na área.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )